Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Psophiidae
 Bonaparte, 1831
Espécie: P. viridis

Nome Científico

Psophia viridis
Spix, 1825

Nome em Inglês

Green-winged Trumpeter


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Vulnerável

Fotos Sons

Jacamim-de-costas-verdes

O jacamim-de-costas-verdes é uma ave gruiforme da família Psophiidae. Conhecido também como jacamim e jacamim-verde. Em tupi o termo jacamim significa “o que tem cabeça pequena”. No Pará também é conhecido como urubu-da-terra ou urubu-do-chão pelo seu hábito de comer carniça, característica de uma espécie saprófaga oportunista.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do grego psophos = ruído, qualquer som inarticulado, aquele que faz barulho forte; e do latim viridis = verde. ⇒ Aquele que faz ruído forte e é verde.

Características

Mede cerca de 49 centímetros de comprimento, 46 centímetros de altura e pesa 1,1 quilo. O macho é um pouco menor do que a fêmea. Os filhotes são castanhos-claros, manchados de cinza.

Alimentação

Alimenta-se de cupins, formigas, centopeias e outros insetos, sementes, frutos e pequenas cobras, as quais obtém ciscando a folhagem caída no chão. Eventualmente come carniça.

Reprodução

Faz ninho em buracos espaçosos no alto das árvores e no alto de palmeiras, pondo cerca de 6 ovos arredondados, brancos, de casca fina, cujo período de incubação dura em torno de 27 dias.

Hábitos

Habita o chão de florestas úmidas de terra firme, sendo comum em regiões de florestas bem preservadas, onde não há caça. Vive em bandos de tamanhos variáveis (ocasionalmente chegando a algumas dezenas). Guiados por um líder perambulam em determinadas trilhas pelas florestas densas. Quando excitado ou para intimidar rivais nos cortejos nupciais, corre ou pula em roda pelo chão, movimentando o pescoço e as asas de forma característica. Essas danças lembram as dos grous. Se espantado, voa para galhos próximos, e daí para o alto das árvores. Ao anoitecer, fica inquieto até achar um poleiro para dormir.

Predadores

Distribuição Geográfica

Ave endêmica da Amazônia brasileira. Ocorre abaixo do rio Amazonas, no interflúvio dos rios Madeira e Tapajós (Oppenheimer & Silveira, 2009; Ribas et al., 2012).

Referências

Galeria de Fotos